O Jubileu de 2025 foi oficialmente aberto em 24 de dezembro de 2024, com o rito de Abertura da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro pelo Santo Padre, que presidiu a celebração da Missa da Noite do Natal do Senhor dentro da Basílica. O ano terminará em Roma em 6 de janeiro de 2026.
O arcebispo Richard Henning abriu oficialmente o Ano Jubilar em Boston em 29 de dezembro de 2024 na Catedral da Santa Cruz. O ano em Boston terminará em 28 de dezembro de 2025.O Santo Padre Francisco deseja que o Ano Jubilar seja um "momento de encontro genuíno e pessoal com o Senhor Jesus, a "porta" da nossa Salvação (cf. Jo 10, 7-9)" (Spes Non Confundit, 1).
Queremos chegar àqueles que estão à margem da sociedade (prisioneiros, idosos, doentes, pobres) e aqueles que estão à margem de nossas paróquias (aqueles que não conhecem Jesus). Queremos fomentar neles a sede do próprio Jesus e a curiosidade ao seu redor, para que aceitem o convite para encontrá-lo em nossas paróquias e locais de peregrinação. Para os nossos paroquianos, esperamos que este Ano Jubilar favoreça a determinação de ser um sinal de esperança para os outros e gere um maior conhecimento da misericórdia de Deus, porque eles são "corresponsáveis por garantir que os múltiplos sinais de esperança testemunhem a presença de Deus no mundo" (SNC, 17).
Como indivíduos, o Papa Francisco encoraja-nos, durante este Ano Jubilar, a encontrar a misericórdia do Senhor e depois sair e ser um sinal de esperança para os outros. Podemos fazer isso de várias maneiras diferentes,
Enquanto os locais de peregrinação oferecem momentos especiais de renovação espiritual e refrigério, as paróquias são os lugares onde os peregrinos vão para nutrição e acompanhamento espiritual regular. As paróquias devem considerar como podem continuar a promover os frutos iniciados nos locais de peregrinação, bem como criar curiosidade e sede por Jesus, para que as pessoas desejem participar das graças especiais nos locais de peregrinação. A Arquidiocese de Boston fornecerá recursos para que as paróquias considerem como podem ser locais de nutrição e acompanhamento espiritual durante este ano santo, mas as paróquias são solicitadas a implementar o que é apropriado para sua comunidade.
Para este Ano jubilar, podem ser concedidas indulgências aos fiéis que estão "verdadeiramente arrependidos e livres de qualquer afeição pelo pecado, (...) movidos por um espírito de caridade, ... [e] purificados pelo sacramento da penitência e revigorados pela Sagrada Comunhão, rezem pelas intenções do Sumo Pontífice" (Bollettinio, N. 240513f, 13 de maio de 2024). Além disso, o batizado deve realizar um dos seguintes atos específicos do Ano Santo para receber uma indulgência: