De acordo com o Catecismo, "as peregrinações evocam a nossa marcha na terra para o céu. São tradicionalmente tempos fortes duma oração renovada. Os santuários são, para os peregrinos à procura das suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver «em Igreja» as formas da oração cristã". (Catecismo da Igreja Católica 2691)
O Jubileu chama-nos a empreender um caminho pessoal de conversão, a reconciliar-nos com Deus, e as peregrinações são um belo instrumento na Igreja para facilitar precisamente isso. Quando viajamos, não apenas mudamos de local, mas nós mesmos mudamos.
As peregrinações têm valor pastoral e oferecem oportunidades de conversão e crescimento espiritual. O Livro das Bênçãos oferece bênçãos para os peregrinos em sua partida e retorno para lembrá-los do propósito das peregrinações, o modelo cristão que devem ser enquanto estiverem nelas e um lembrete para viver a conversão que experimentaram. Por favor, veja o Capítulo 8 (595-616) para essas bênçãos específicas. Peregrinações para o Jubileu estão sendo oferecidas dentro da Arquidiocese de Boston, e também há oportunidades para fazer uma peregrinação a Roma.